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ESTUDOS
ESTUDOS

1º) DEUS TRIUNO

 

Cremos que há um só Deus verdadeiro, conforme revelado na Bíblia Sagrada, onisciente, onipotente e onipresente, infinito em seu ser e perfeito, cheio de amor, gracioso, misericordioso, mas justo juiz que odeia o pecado e não terá por inocente aquele que rejeitou a salvação manifestada na obra vicária de Deus Filho, o Cristo. Este Deus único subsiste em três pessoas, da mesma substância, poder e eternidade – DEUS PAI, DEUS FILHO e DEUS ESPÍRITO SANTO.
Ø      Textos bíblicos: SL.89:14 – SL.139 – SL.147:5 – Is.45:5 – Jr.10:10 – Jo 10:30 – 2 Co 13:13 – 1 Jo 4:8
 
O que você entende por Trindade ?
  
Ø      Textos Bíblicos Gn 1:26; Mt 3:11-17, 28:19; Jo 14:16, 26, 15:26; 2 Co 13:13; 1 Pe 1:2; 1 Jo 5:6-8 . Onde está a palavra Trindade na  Bíblia?
1.       A Trindade em geral
Esta doutrina é um dos grandes mistérios da fé, e por isso está muito além da nossa compreensão humana. Ela deve ser admitida e estudada somente pela fé na revelação bíblica.
Um dos pontos da doutrina cristã mais atacado, é o referente à doutrina da Trindade. A maioria das seitas ou religiões não cristãs como Mormonismo (A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias), Espiritismo, Testemunhas de Jeová, Adventismo, Judaismo, Islamismo, entre outras, ou distorce, ou nega tal doutrina. Porém, negar a Trindade significa que Jesus é uma criatura, e não é uma heresia nova, pois tal idéia foi defendida por Ário (256-336 d.C.) já no terceiro século de nossa era.
 
2.       A exposição da doutrina
A primeira formulação dogmática do pensamento teológico cristão trinitário, no que concerne à relação entre cada uma das Três Pessoas Divinas, foi postulada como um artigo de fé pelo Credo de Nicéia (proclamado em 325 no Concílio de Nicéia) –> realizado para dirimir as questões levantadas por Ário que negava a divindade plena do Filho – bem como pelo Primeiro Concílio de Constantinopla de 381 –> realizado para, em oposição aos pneumatômacos, afirmar a plena divindade pessoal do Espírito Santo – e apresentada no credo de Atanásio (depois de 500 d.C.).
Estes credos foram progressivamente formulados e ratificados pela Igreja dos séculos III e V, em reação a algumas noções envolvendo a natureza da Trindade, a posição de Cristo nela e a divindade do Espírito, tais como: as do arianismo, do docetismo –> Doutrina do Séc. II, ligada ao Gnosticismo, que negava a vida de Jesus – do modalismo –> Sabelianismo (também conhecido como modalismo) é a crença estabelecida no Século III de que a Trindade não se configura em três pessoas, mas em modos, ou atributos de Deus – e a dos pneumatômacos –> nome dado àqueles que negavam a divindade pessoal da terceira pessoa da Trindade – que foram depois declaradas como heréticas na medida em que atentariam contra o essencial da Revelação. Estes credos foram mantidos não só na Igreja Católica e Ortodoxa, mas também, de algum modo, pela maioria das igrejas protestantes, sendo inclusive citados nas liturgias de igrejas Luteranas e Igrejas Reformadas.
Deus é UNO em seu ser essencial, mas nesse ser há três pessoas chamadas Pai, Filho e Espírito Santo. No entanto, estas três pessoas não são três indivíduos inteiramente separados e distintos. São antes, três modos e formas em que existe a essência divina. Ao mesmo tempo, deve-se ter em mente que estas auto distinções no ser divino são de natureza tal que podem entrar em relações pessoais. O Pai pode falar ao filho e enviar o Espírito Santo.
O mistério real da trindade consiste em que as três pessoas são um em seu ser essencial. Isso não significa que a essência divina está dividida entre três pessoas. Está inteiramente, com todas as suas perfeições, em cada uma das pessoas, e não tem existência fora ou à parte delas.
Na Confissão de Fé de Westminster no Cap. II parágrafo III diz: “ Na unidade da Divindade há três pessoas de uma mesma substância, poder e eternidade Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. O Pai não é de ninguém não é nem gerado e nem procedente; o Filho é eternamente gerado do Pai; o Espírito Santo é eternamente procedente do Pai e do Filho”. (Dt 29:29).
3.   Definindo
   

"Quem é Deus"?

"Deus é espírito, infinito, eterno, imutável em seu ser, poder, sabedoria, santidade, justiça, bondade e verdade" (Breve Catecismo, perg. 4).
"Quem é (o Filho) o Redentor escolhido do Pai"?
"O único redentor escolhido de Deus é Jesus Cristo, que sendo o eterno filho de Deus, se fez homem, e assim foi e continua a ser Deus e homem, em duas naturezas distintas e uma só pessoa, para sempre" (Breve Catecismo, perg. 21).
"Quem é o Espírito Santo "?
"O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade, procedente do Pai e do Filho, da rnesma substância e igual em poder e glória, e deve-se crer nele, amá-lo, obedecê-lo e adorá-lo, juntamente com o Pai e o Filho, por todos os séculos" (Confissão de Fé Cap. 24).
 

 
 4.       Prova Escriturística da Trindade

01)        No Antigo Testamento: *Gn. 1: 26, 3:22, 11:7; Is. 6:8 Deus fala de si no plural. *Gn. 16:7 a 13; 18:1 a 21; 19:1 a 22 O Anjo do senhor é apresentado como uma pessoa divina. *Is. 48:16; 61:1; 63: 9 e 10 As três pessoas são claramente indicadas.
02)        No Novo Testamento: Lc. 3:21 e 22, Jo 14:16; Mt. 28:19; II Co 13:13; Lc 1:35; I Co 12: 4-6;I Pe 1:2.
Muito mais do que querer entender racionalmente a doutrina, devemos aceitá-la pela fé, pois como vimos, ela é claramente ensinada na Bíblia apesar de não encontrarmos o vocábulo na Escritura Sagrada.



Por Felipe Sabino de Araújo Neto

Creio que não seria exagero afirmar que um dos assuntos onde há maior confusão, hoje, é a questão do batismo com o Espírito Santo e o dom de línguas. Não porque a Escritura não seja clara no seu ensino com respeito ao assunto, mas sim porque a experiência, e não a Palavra de Deus, tem ditado a forma de se compreender essa doutrina tão importante.

Gostaria de considerar, brevemente, somente algumas verdades que a Bíblia ensina com respeito ao batismo com o Espírito Santo:

Primeiro: Todos os crentes são batizados com o Espírito Santo.

1 Corintios 12:13 “Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.”

O texto é claro e não é necessário nenhuma destreza exegética para entender o seu significado. TODOS, e não somente alguns, foram batizados com o Espírito Santo. Não há uns poucos privilegiados; a bênção é de todos aqueles que crêem nas Escrituras, ou melhor, no que as Escrituras dizem acerca do bendito Filho de Deus. Se alguém disser que conhece uma pessoa crente, mas que não é batizada com o Espírito Santo, deve-se entender que esta pessoa nunca foi um crente genuíno, pois todos os que crêem são ou foram batizados com o Espírito Santo (pois o batismo com o Espírito Santo ocorre no ato da conversão ou um pouco antes. Há de se considerar ainda o caso de João Batista, que desde o ventre de sua mãe era cheio do Espírito Santo). É engraçado como as nossas visões particulares de certas coisas, e ainda mais quando apoiadas por certas experiências, nos deixam completa e totalmente cegos. Creio que, sem dúvida alguma, uma das passagens mais usadas e citadas pelos pentecostais é Atos 2. Nesse capítulo nos vemos diante do relato do início da Igreja, quando o Espírito Santo veio para habitar conosco e em nós. Contudo, o que Pedro afirma? Quais são os pré-requisitos que Pedro apresenta para alguém receber o batismo com o Espírito Santo, para receber o “dom do Espírito”? Vejamos:

Atos 2:38 “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo”

Portanto, se alguém disser que fulano de tal não recebeu o dom do Espírito Santo, a promessa derramada por Jesus, o batismo com o Espírito Santo, será o mesmo que dizer que tal pessoa não se arrependeu dos seus pecados, e ainda está no mundo sem Deus e sem esperança.

E mais:

Atos 2:39 “Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.”

Sim, é para TODOS QUANDO DEUS CHAMAR. Não é só para os Assembleianos, nem muito menos para só alguns assembleianos. Não é só para os crentes que viveram após 1910. Não é só para uma elite espiritual. Não, não, não. Cristo morreu por todos aqueles que crêem nEle, e os benefícios que Ele conquistou na cruz, são outorgados a todos. Todos aqueles que foram verdadeiramente chamados por Deus, receberam o dom do Espírito Santo, do qual Pedro fala em Atos 2.

Segundo: O dom de línguas não é sinal de batismo com o Espírito Santo. Os discípulos falaram em outras línguas em Atos 2, mas nada é dito acerca dos quase 3.000 que se converteram. Além do mais, e ainda mais contundente, no mesmo capítulo em que Paulo diz “Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo” ( 1 Coríntios 12:13), ele pergunta:

1 Corintios 12:29,30 “Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos doutores? são todos operadores de milagres? Têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas? interpretam todos?”

A resposta óbvia é NÃO a todas às perguntas. Nem todo mundo é apóstolo, nem todo mundo é profeta, nem todo mundo é operador de milagres, nem todo mundo tem o dom de curar, nem todo mundo fala em línguas, nem todo mundo interpreta, MAS TODOS FORAM BATIZADOS NUM SÓ ESPÍRITO. O capítulo ainda dá o exemplo de que nem todos os membros são olho, ouvido, etc, etc, fazendo então essa analogia com os dons, os quais Deus distribuiu e distribui soberanamente. O dom de línguas é um dom que o Espírito Santo concede soberanamente a alguns, mas o BATISMO É UMA PROMESSA PARA TODOS OS QUE CRÊEM, não que crêem no batismo, mas que crêem no Cristo que batiza. O livro de Atos é um livro histórico, e o fato de algumas pessoas terem falado em línguas quando receberam o batismo com o Espírito Santo, não quer dizer que o falar em línguas seja um sinal do batismo. Não encontramos esse ensino em nenhum lugar das Escrituras, mas encontramos o contrário, como apresentado acima. O simples fato de Paulo curar pessoas com lenços dele, não quer dizer que alguém deva ou possa fazer o mesmo.

Além do mais, não vemos ninguém gritando, clamando, chorando, repetindo “glória, glória, glória, glória” para receber o batismo com o Espírito Santo. Os apóstolos oravam no Cenáculo e nem sabiam o que haveria de acontecer com eles. Cornélio e sua casa estavam ouvindo a pregação, e nem mesmo ouviram desta promessa, pois é claro a partir do texto que Pedro não tinha falado sobe isso para eles. Esses gritos consecutivos fazem é a pessoa entrar em êxtase e começar a falar coisas que ouviu outros dizerem; isso está mais para “batismo da mente”, do que para batismo com o Espírito. E o mesmo método tem levado muitos a receberem a “unção” do urso, do leão, da águia, onde as pessoas imitam esses animais, zombando de Deus e do Seu Evangelho com tamanha palhaçada.

Terceiro: O dom de línguas é dom de línguas [idiomas], não de expressões extáticas. É muito fácil para alguém afirmar hoje em dia, no meio pentecostal, que fala em línguas, pois as pessoas perderam a noção do que é o dom de línguas que a Bíblia fala. O dom de línguas na Bíblia era a capacidade das pessoas falarem em outros idiomas, sem nunca terem aprendido ou estudado os mesmos. Isso é claro a partir do relato de Atos 2:

Atos 2:7,8 “E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando? Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?”

Isso explica porque Paulo pôde ser um grande missionário, visto que ele aprendera sobrenaturalmente outros idiomas. Ele mesmo disse que falava mais línguas que todos os crentes de Corinto. Contudo, quão tristemente longe disso está o “dom de línguas” de hoje. São meras expressões extáticas. São blás-blás-blás sem significado algum. Ninguém precisa de algo sobrenatural para dizer “alabacanta alabachéia” (e percebem quantas pessoas falam as mesmas expressões?”). Paulo disse que as línguas eram sinal para os incrédulos. Por que? Ora, se um alemão entrar numa igreja, e conhecendo as pessoas humildes e iletradas que ali congregam, ouvir alguma delas pregando o evangelho em alemão, ele verá que Deus está ali. Mas quem se impressionaria com expressões extáticas sem sentido? Até meu filho de 3 anos pode falar “Kantus Névias”. Eu creio no dom de línguas, mas infelizmente não vejo manifestação genuína dele no meio pentecostal e nem no tradicional (embora já tenha ouvido uns dois ou três relatos de acontecimentos tantos em igrejas pentecostais como tradicionais, de pessoas iletradas falarem em outros idiomas e estrangeiros serem compungidos com a pregação do evangelho em suas línguas. Contudo, se isso for verdade, infelizmente é uma das coisas mais raras do mundo).

É isso aí! Língua é idioma, e não língua dos anjos, como as pessoas dizem. Se os anjos falam em “línguas estranhas”, como Abraão, Zacarias, José entenderam as suas mensagens? Eles tinham o dom de interpretação? E já que falei em interpretação, para que serve os interpretadores de línguas, se as línguas não tem significado definido? Além do mais, em 1 Coríntios 14:21 Paulo associa seu dom de línguas com a profecia de Isaías sobre Israel ouvindo o idioma Assírio. Entender o dom como balbucio, destrói seu ponto de referência totalmente.

1 Corintios 14:21 “Está escrito na lei: Por gente de outras línguas, e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o Senhor.”

Conclusão:

Há uma imensa ignorância com relação aos dons e a obra do Espírito Santo, nos nossos dias. O Espírito Santo está operando, pois senão não haveria conversões, pois é ele que dá vida, não aos crentes que ficam gritando, mas aos pecadores que estão mortos em delitos e pecados. Nós crentes, temos que buscar, não o batismo com o Espírito Santo, mas o fruto do Espírito. Sermos cheios do poder de Deus e dos frutos do Seu Espírito. E qual é a conseqüência disso? Gritos, cair no chão, línguas? Não, certamente que não. É uma vida de santidade, uma vida de devoção total a Deus. Os milagres e as maravilhas (é claro, sempre respaldadas nas Escrituras) acontecerão de acordo com a bondade soberana de Deus, não por causa de homens que possuem poder e que decretam a história do universo de Deus. O poder pertence única e exclusivamente a Deus (Salmos 62:11), e Ele é o Soberano Administrador do Seu próprio universo.

Que Deus nos encha do Seu Espírito, para que nos amemos como irmãos, pois o amor é um fruto do Espírito, e a demonstração de que somos discípulos de Cristo, como Ele mesmo disse. Não é estranho que onde se afirma haver tantos “batismos com o Espírito Santo”, há tanta discórdia, ódio e rancor?

Eu louvo a Deus pelos pentecostais que têm abandonado essa visão do batismo com o Espírito Santo. E eu particularmente conheço alguns deles, e o meu desejo e a minha oração é que Deus, pelo Seu Espírito, nos faça amar a Sua verdade acima de tudo, para não moldarmos a nossa visão de Deus e de Suas obras de acordo com as nossas experiências, mas sim de acordo com o Manual Sagrado que Ele nos deu.

Soli Deo Gloria!

Fonte : https://leiaabiblia.blog.br/batismo-com-espirito-santo/



VIDAS TRANSFORMADAS


“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. (II Corintios 5:17)

 

Pedro, O pecador profano, Então começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem. E imediatamente o galo cantou. (Mateus 26:74)

           

Torna-se homem cuja própria sombra cura, De sorte que transportavam os enfermos para as ruas, e os punham em leitos e em camas para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles. (Atos 5:15)

 

O endemoninhado agitado, E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes, e pelos sepulcros, e ferindo-se com pedras. (Marcos 5:5)

           

Torna-se um discípulo calmo, E foram ter com Jesus, e vira o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido e em perfeito juízo, e temeram. (Marcos 5:15)

 

João, o judeu vingativo, Mas não o receberam, porque o seu aspecto era como de quem ia a Jerusalém. E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor; queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma como Elias também fez? (Lucas 9:53,54)

           

Torna-se o apostolo do amor, Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. (I João 4:7)

 

A samaritana de má reputação, A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade. (João 4:17,18)

           

Torna-se conquistadora de almas, Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo? (João 4:29)

 

Saulo, o sanguinário perseguidor, E SAULO, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do SENHOR, dirigiram-se ao sumo sacerdote. (Atos 9:1)

           

Torna-se terno apostolo Paulo, E, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido. Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos. (Atos 16:27,28)

 








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2011 o ano da conquista!